Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 10 de outubro de 2010

Espalhaffatto Cultural

Solar da Marquesa de Santos

Se existe um personagem da História do Brasil de quem sempre ouvi falar muito mal, mas sempre gostei de graça é a senhora Domitília de Castro e Canto Melo ou a "Marquesa de Santos", a amante de D. Pedro I, um "galinha" (com todo respeito da familia imperial). Descobri a marquesa na época da novela "Marquesa de Santos", na TV Manchete. Daí a fuçar a vida dela foi um pulo. 
Faço esse "nariz de cera" todo (Ainda existe nariz de cera???? Verifica aí, Robertinha!) para dizer que na próxima terçca-feira o Solar da Marqiuesa de Santos - o Museu do Primeiro Reinado completa 183 anos. A casa - um lindo solar em São Cristovão, é maravilhosa. Estive lá num passeio familiar.  O palacete foi inaugurado à época com um grande baile. Para comemorar a data, uma série de atividades será oferecida nesse dia a partir das 13h, horário de abertura do museu ao público. A entrada é franca.
Às 15h30, os visitantes poderão conferir o novo espaço expositivo do museu, “Olhares de São Cristóvão”. O clima de viagem ao passado vai continuar às 16h, quando a soprano Anne Duque Estrada e o pianista Cristiano Rizzoto vão interpretar modinhas imperiais. Depois do sarau, os visitantes poderão participar de um coquetel de confraternização, às 17h.
O museu, que tem como missão promover a casa da Marquesa de Santos e seu acervo de pintura, bem como preservar objetos e documentos relativos ao Primeiro Reinado, localiza-se à Av. Pedro II, 293, São Cristóvão, Zona Norte do Rio.
O Solar da Marquesa de Santos, antigo Palacete do Caminho Novo, foi construído em 1826, por ordem do Imperador D. Pedro I para Domitila, que ali residiu por dois anos. O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto francês Pierre Joseph Pézerat e, em 1938, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Mais informações: pelo telefone (21) 2332-4513 ou pelo e-mail mir@cultura.rj.gov.br e pelo site www.funarj.rj.gov.br
Eu recomendo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu???? Comente!!!!!