Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 17 de outubro de 2010

Comunicação e Mídia

Aula de jornalismo on line com avatar em 3D

As aulas de jornalismo on line não serão mais as mesmas. Já está em funcionamento no Knight Center for Journalism in the Aéricas - University of Texas At Austun  - a plataforma de mundo virtual Second Life.  A ferramenta  permite que jornalistas aprendam novas técnicas de reportagem online e foi usado pela primeira vez no curso "Matemática para jornalistas". A iniciativa é inédita e possibilita que os estudantes possam interagir "cara a cara" uns com os outros e com o instrutor através da plataforma com um avatar. Dá pra gente se sentir como se estivesse, por exemplo, no filme "Avatar".
No curso "Matemática para jornalistas"  o Centro Knight colaborou com o Centro de Aprendizagem Virtual de Jornalismo, uma iniciativa liderada pela doutora Amy Schmitz Weiss, professora assistente de jornalismo na Universidade do Estado de San Diego. O Centro é um edifício virtual dentro do mundo digital 3D do Second Life, onde jornalistas, representados por avatares, interagem entre si e com o instrutor.
O objetivo do experimento era estudar a eficácia do Second Life como uma plataforma para ensinar os jornalistas a aplicar técnicas de matemática em um cenário simulado de crise. O Centro Knight e a Dra. Schmitz Weiss se interessam em como simulações em um mundo virtual podem ajudar jornalistas a aprender técnicas e habilidades específicas.
No curso, os participantes receberam um conjunto de crises hipotéticas para revisar (como, por exemplo, a cobertura de um desastre natural ou de um surto de doença) e em seguida produziram uma reportagem utilizando os conceitos que haviam aprendido nas semanas anteriores. Alguns dos alunos participaram do "módulo de cobertura de crise" através do Second Life, onde vivenciaram as situações de crise em primeira mão nas áreas simuladas. Isso sim é jornalismo em 3D. Quem quiser saber mais sobre o assunto basta entrar no site: http://knightcenter.utexas.edu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu???? Comente!!!!!