Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 4 de dezembro de 2010

Acessibilidade Já!

Assistente social deficiente que Justiça mandou empossar na Prefeitura assume cargo no Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Depois de três anos de luta, a carioca Carla Vieira Nonato da Rosa finalmente tomou posse, na última sexta-feira, no cargo de assistente social no município do Rio de Janeiro. A data do termo de posse, 3 de dezembro, não poderia ser mais simbólica – Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, criada pela ONU em 1992, para chamar atenção para os problemas enfrentados pelos deficientes.

Carla Rosa é um exemplo das dificuldades que o deficiente enfrenta no país. Ela fez concurso, em 2007, para o cargo de assistente social da Prefeitura do Rio. Passou em 3º lugar para as vagas oferecidas às pessoas com deficiência. Mesmo assim, foi impedida de tomar posse porque o exame de perícia médica entendeu que Carla não era deficiente, embora ela sofra de distrofia muscular com lesão permanente e irreversível.
Com a ajuda do IBDD, Carla entrou na Justiça ainda em 2007, pedindo a garantia de vaga no quadro da prefeitura e a investidura no cargo público. O desembargador Luiz Felipe Francisco determinou em outubro à Prefeitura sua posse imediata no cargo de assistente social.

Nomeada pelo prefeito Eduardo Paes, Carla cumpria as formalidades quando, no dia 17 de novembro, teve interrompida a assinatura do termo de posse, por um telefonema da procuradora do município Aline Sleman Alves, para que fosse submetida a uma Junta para verificar a compatibilidade entre a sua deficiência e o cargo a ser exercido.
Na última sexta-feira, finalmente Carla Rosa tomou posse no cargo e foi encaminhada para uma reunião de cerca de 50 assistentes sociais concursadas para a prefeitura do Rio que participavam de um curso de capacitação. Foi recebida sob aplausos. “Fiquei emocionada com a recepção e aliviada com o sentimento de que foi feita justiça”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu???? Comente!!!!!