A moderna Tecnologia da Informação está ao alcance de todos. A grande rede nos conecta. O mundo globalizado existia muito antes da queda do Muro de Berlim. Sábias palavras do "Velho Guerreiro": "Quem não se comunica, se trumbica". Espalhaffatto é isso. É a tecnologia possibilitando ao internauta parar para repensar os fatos, não como a notícia se apresenta, mas nas entrelinhas dela. Aqui está o seu espaço para refletir sobre o que vemos e o que nos contam. A versão final é você quem dá.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Espalhaffatto por aí....
Agosto ... a gosto de Deus
Vai entrando mês de agosto e muita gente fica apreensiva. "Agosto, mês do desgosto", dizem uns. Outros verificam no calendário se tem alguma sexta-feira, 13. Se tiver... Tem gente que em agosto não passa debaixo de escada de jeito nenhum... mas nos outros onze meses nem liga. Tem gente que lembra dos fatos históriocos e das tragédias que marcaram o mês em outras épocas. O suicídio de Getúlio Vargas, por exemplo.
Eu, nos últimos dois anos tenho ido na contra-mão disso tudo. Em primeiro lugar aprendi que agosto quer dizer a gosto de Deus, nada mais. Ou, como diria meu avô, Eduardo Rosa, que, se estivesse vivo, completaria 109 anos no dia 14 de agosto "Deus é que sabe!!!! Sábias palavras. Eu pessoalmente gosto muito de Agosto. Até o dia 22 o Sol está em Leão. De 23 em diante o Sol passa para o signo de Virgem (um pouco mais complicadinho, diria chatinho) Para uma ariana convicta o Sol em Leão é ótimo.
A vida vai nos levando de acordo com o que Ele determina. O que podemos e devemos fazer é amenizar as dificuldades e facilitar os caminhos para as boas coisas da vida. Portanto, prepare-se. A partir de amanhã estaremos a gosto de Deus.
quinta-feira, 30 de julho de 2009
Espalhaffatto na Construção Civil
Em má fase
A geração de empregos na área da Construção Civil está num mau momento. O setor fechou o semestre com redução na abertura de novos postos. Os números dão conta de que até junho desse ano foram abertos 40% dos postos gerados no mesmo período de 2008. A notícia nem é tão inesperada, afinal foram 79,450 ao final de junho, contra 195.153 de igual período do ano passado. O Rio de Janeiro dá o tamanho do estrago: foram abertas apenas 661 vagas em junho, contra 2.561 registradas em maio passado.
Espalhaffatto na Câmara do Rio
Depoimentos prosseguem na CPI da Cidade da Música
Os depoimentos de ontem na CPI da Cidade da Música, na Câmara Municipal do Rio, trouxeram alguns esclarecimentos. Essa foi a avaliação da vereadora Andrea Gouvêa Vieira, relatora da CPI: "Os depoimentos dos empreiteiros esclareceram vários pontos da investigação, como a Cidade da Música chegou a esse valor astronomico, por que a obra, que estava prevista para durar dois anos, se arrasta por sete anos, por que a Cidade da Música não aparece no orçamento do Município até 2007, entre outras questões", afirmou a vereadora. Hoje prosseguem os depoimentos no plenário da Casa. O ex-controlador geral do município, Lino Martins, será ouvido agora pela manhã. Detalhe: foram convocadas 45 pessoas ligadas a empresas que trabalharam na obra. Os vereadores acreditam que esse depoimentos serão fundamentais para que eles possam fazer um balanço das investigações. Sei não... mas acho que hoje teremos tempo quente na Cinelândia, apesar desse dia nublado e acinzentado.
Espalhaffatto Ecológico
Licenciamento ambiental a toque de caixa
Bom diaaaa, queridos internautas!!!! Lembram que ontem prometi a vocês comentar a questão do licenciamento ambiental???!! Pois é, só agora tenho um tempinho mínimo para isso (Tem que ralar, senão grana que é bom, nada). Essa veio como efeito cascata. A matéria saiu no site "(o) eco" e foi repercutida no ex-blog do Cesar Maia. Ao ler a informação percebi que não poderia deixar de falar sobre a questão: fato é que aumentou e muito a quantidade de licenças ambientais que estão sendo emitidas pelo Governo Federal (e olha que o ministro do Meio Ambiente é um ecologista combativo, o querido amigo Carlos Minc. Imaginem se não fosse). Os números não mentem. De acordo com o site "(o) eco" a emissão de licenças para obras de grande porte e alto impacto ambiental cresceu cerca de 400% desde 1993. Pior que isso é que no governo Lula o percentual aumentou ainda mais. Somente em 2009 foram concedidas 220 permissões. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), menina dos olhos do governo de olho em 2010, foi responsável por 188 licenças desde o seu lançamento, em janeiro de 2007.
Ninguém é contra o crescimento, seja através dos PACs da vida ou de qualquer outro projeto, até porque entendemos a importância desses projetos. Porém, é necessário começarmos a repensar a maneira como isso se processa antes que os filmes de ficção que falam em desastres ambientais, catástrofes e regiões inósptas ao redor do mundo deixem as telas para tomar espaço nas grandes cidades. Não'passa nem de longe de uma "previsão pessimista de uma jornalista exagerada". É apenas a constatação de uma triste realidade. Aconselho a você, que se preocupa com o que vai sobrar desse mundinho para as próximas gerações, a dar olha passadinha no site "(o) eco" (www.oeco.com.br). Veja também so comentários do ex-prefeito do Rio, Cesar Maia sobre o assunto. (www.cesarmaia.com.br). De resto é torcer para que papai do céu ilumine as cabeças dessa gente.
quarta-feira, 29 de julho de 2009
Espalhaffatto Ecológico
Licenças Ambientais no governo Lula
Amigos, podem me cobrar. Na volta do batente - empresário rala.... - vou contar umas coisinhas a respeito das licenças ambientais concedidas no governo do presidente Lula. Aguardem para daqui a pouco.
Espalhaffatto Cultural
Rir é o melhor remédio
Quem não foi ao Manoel & Juaquim do Recreio, na última segunda-feira, perdeu mais uma edição do "Papo de primeira na segunda". A convidade da semana foi a atriz Desirré Oliveira - que participa de quadros no programa "Zorra Total". Ela deu show ao falar de sua carreira e principalmente ao apresentar trechos da peça "Putz, a comédia". Os atores interagiam com o público, levando que foi ao butequim ás gargalhadas. A peça é composta de quatro esquetes, numa delas uma adolescente funkeira, que tem um namorado gay e leva a mãe dela a loucura. Impagável.
Quem não foi ao Manoel&Juaquim do Recreio não pode perder. Além de um bolinho de bacalhau irresistível, o "Papo de primeira" é da melhor qualidade. A programação do mês de agosto é nota dez:
Dia 03/08 - O cantor Dalto, aquele da música "Muito Estranho", será entrevistado pelo jornalista Carlos Alberto Parizzi
Dia 10/08 - Ivãn Lins, ícone da MPB, que dispensa comentários, será entrevistado pelo radialista Fernando Sérgio. I-m-p-e-r-d-i-v-e-l.
Dia 17/08 - O sambista Dudu Nobre será entrevistado pela dupla Wagner Menezes e Jorge Nunes
Dia 24/08 - O técnico de futebol Antônio Lopes e o radialista Luiz Penido serão entrevistados por Wagner Menezes e Jorge Nunes. Isso promete.
O "Manoel&Juaquim" do Recreio fica no Shopping Barra Word, Avenida Alfredo Balthazar da Silveira. Telefones para reservas (21) 2437-4992) e o talk-show acontece toda segunda-feira, a partir das 19 horas.
Espalhaffatto Cidadão
Academia do Idoso no Recreio
Os idosos que residem no Recreio dos Bandeirantes não vão mais poder se queixar de falta de atividaes físicas. A prefeitura inaugura hoje, a partir das dez horas da manhã, a segunda unidade da Academia da Terceira Idade (ATI). Ela vai funcionar no Centro Municipal de Saúde Harvey Ribeiro de Souza Filho (Avenida Guiomar Novaes, 133). A iniciativa é uma parceria entre a a Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. A ATI do Recreio será equipada com dez aparelhos que visam a melhoria da capacidade muscular e aeróbida de seus usuários.
Espalhaffatto na Câmara do Rio
Depoimentos na CPI da Cidade da Música
Hoje acontecem novos depoimentos na CPI da Cidade da Música. A relatora da CPI, vereadora Andrea Gouvêa Vieira, e demais integrantes da CPI vão ouvir os ex-presidentes da RioUrbe, João Luiz Reis da Silveira e Jorge Roberto Fortes. Na parte da tarde a expectativa é em torno dos depoimentos de dois empresários da Construção Civil: os diretores de empresas do Consórcio Cidade da Música - Eduardo Backheuser (da Carioca Christiani Nielsen Engenharia) e Clóvis Renato Numa Peizoto Primo (da Construtora Andrade Gutierrez - empresa que também integra o Consórcio Terraplanagem Comperj, responsável pelas obras do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, da Petrobras, paralisadas por determinação do tribunal de contas da União). Os depoimentos acontecem no Plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
Espalhaffatto na Política
A quem interessa???
Para descobrirmos se foi proposital ou não a divulgação das conversas gravadas pela Justi;ca dos telefonemas do presidente do Senado, José Sarney, do seu filho Fernando e da sua neta em negociações para conseguir uma vaguinha de trabalho na Casa basta avaliar a quem interessa mais esse balde de lama sobre o ex-presidente da República. Sarney está numa saia mais do que justa, o governo (leia-se Partido dos Trabalhadores) que o apóia - através, principalmente do presidente Lula - nesse momento fica numa situação delicadissima, afinal, apoiar alguém envolvido num escândalo tão grande é risco alto em ano que precede a eleições. (Como se o próprio PT já não tivesse protagonizado outros piores. É só lembrar do Mensalão e dos dólares na cueca, passando dos Delúbio, José Dirceu e cia). Enfim, a questão' esse momento é isolar José Sarney (se possivel dando uma "ajudinha" para ele ir logo para o fundo do poço, descolar o PT e o presidente Lula do escândalo e seguir em frente. Afinal, a fila anda. Ora dentro desse contexto nem é preciso ser o irmão mais esperto de Sherlock Holmes para entender que foi "interessante" ao governo que a Polícia Federal "deixasse escapar" as conversas. Fica claro que "segredo de justiça" é coisa do passado. Agora é só observar o desenrolar dos acontecimentos. Quem viver, verá o clã Sarney ruir (ou não).
sábado, 25 de julho de 2009
Espalhaffatto na Política
E viva a Oligarquia da Boquinha
Nos meus tempos de colégio, em especial nas aulas de História do Brasil, nunca me explicaram direito o que era uma oligarquia. Tive que aprender na marra assistindo aos notíciários e vendo os Febeapás praticados por políticos da nossa "Terra dos Confins". Que coronel Ramiro Bastos, que nada. Jorge Amado deve ter se inspirado no Clã Sarney (que me perdoe a parte boa da familia. Não sou daquelas que culpam os filhos pelos erros dos pais) quando criou tantos e inúmeros coronéis da velha Bahia. ACM - pelo que se saiba - era um santo perto das denúncias que a cada dia tomamos conhecimento. Na Oligarquia da Boquinha vale tudo (Chama o síndico... Tim Maia). Pai faz tudo pelos filhos e, é claro, os filhos devolvem tanto amor em forma de acobertamento.
Foi isso o que, de acordo com matéria publicada hoje no Jornal O Globo, fez o filho de José Sarney, Fernando Sarney. Segundo a reportagem, o filho do presidente do Senado e ex-presidente dessa mui leal terra brazilis, foi flagrado em escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, tentando ocultar provas e dando ordens a assessores para tentar obstruir as investigações da Polícia Federal. Se tudo for confirmado, é podre o cheiro que vem de Brasília. Muito mais do que possa imaginar nossa vã filosofia. E viva a Oligarquia da Boquinha.
Espalhaffatto na Política
Quem é que vai pagar por isso???!!!
Estão dizendo por aí que o mundo está em crise e que o brasil entrou oficialmente em recessão (talvez não da mesma forma que os Estados Unidos, mas estamos lá). Dizem que em época de recessão o ideal é segurar a onda e gastar o necessário (ninguém tem bola de cristal para saber o que pode vir por ai. Já vovó dizia: prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém). Na contra-mão disso tudo está justamente o Brasil. Ora, como não!!!! País riquissmo. Estamos com dinheiro saíndo pelo ladrão (se é que me entendem). Estamos com tanto dinheiro que nossos ilustres mandatários, num bate-papo ali na esquina, fazem acordos mui vantajosos para essa patria, mãe gentil. Lembram de Itaipu????? Aquela bi-nacional???? Na divisa com o Paraguai . Pois é. Nosso mandatário maior fez um acordo legal. Está previsto que nós, brasileiros, vamos pagar 360 milhões de dólares anualmente pela energia de Itaipu. Detalhe: o país já paga 120 milhões de dólares pela mesma. Um pequeno aumento. Nada que incomode o nosso bolso. Pior que isso é a pérola: "Estou convencido que esse é acordo histórico entre nós". E pensar que os Congressos dos dois países vão dar o aval final para tal farra. José Sarney não faria melhor.
Espalhaffatto no Esporte
Queira Deus que Massa fique bem
O jornalista vibra por poder cobrir matérias importantes. Seja a morte de Michael Jackson ou o Brasil vencer a Copa do Mundo. Mas alguns fatos tenho certezaz de que nem eu, nem ninguém gostaria de cobrir. Quando Romário foi preso a imprensa tomou de assalto a delegacia da Barra da Tijuca, para onde o "baixinho" foi levado. Faz parte do dia-a-dia. Hoje ao ver as cenas do acidente de Felipe Massa eu e todos os brasileiros lembramos da matéria que ninguém quis cobrir: a morte de Ayrton Senna. Cheguei a fazer inúmeras matérias com a irmã dele, Viviane Senna, depois do acidente fatal. Lembrei-me também da cobertura da mídia na época do acidente com o comentarista Osmar Santos. Eu estava, naquela época, entrando no jornalismo. Confesso que não gostei da experiência. Hoje Senna, Osmar Santos, Gonzaguinha, tantos outros me voltaram a memória em fatos que ninguém gostaria de noticiar. Senna me voltou ä cabeça, desta vez sob o rosto de Massa. Queira Deus que ele fique bem. Queira Deus não termos que passar por aquilo tudo de novo.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Espalhaffatto por aí....
"Nunca antes nesse país" ...Prefiro não comentar
Não pensem, meus amigos blogueiros e afins, que ando descontextulizada sobre nosso day by day tupiniquim. Pelo contrário. Como toda profissional de comunicação que se preza estou bem atenta a nossa realidade. A notícia é minha vitamina diária (apesar de tudo). Estou sintonizada com Brasília (JK deve estar se revirando no túmulo). "Nunca antes nesse país" se viu tanta sacanagem (talvez - que me desminta a história - só na época de Cabral e seus seguidores). Farra das passagens, na Câmara. Senado em pé de guerra (por muito menos Cesar foi assassinado em Roma - dentro do Senado - só para lembrar). A maré de azar do nosso ex-presidente Sarney anda tão braba que respingou em sua mulher: estabacou-se. Isso pode ser um mau prenúncio. Pelo sim, pelo não, ando numa fase meio "e daí". Incorporei um pouco a personagem Copélia (Arlete Sales), do humorístico "Toma lá, dá cá": prefiro não comentar (Imagem: http://www.globo.com/). Afinal, teria que ter uns dez blogs, e inúmeros sites para falar sobre o que vem acontecendo nessa nossa "Terra de Malboro". Uma única coisa me preocupa sinceramente: temos um vice-presidente mal de saúde, um presidente viajandão (mais que FHC), políticos que dão arrepios a Frankstein e a possibilidade - se ninguém abrir os olhos a tempo - de uma crise institucional. Aliás, a grande sorte da turma é que brasileiro é muito pacato. Pacato, não. Analisando bem a questão digo que o brasileiro anda tão mais preocupado em não deixar a peteca cair que está pouco se lixando pra Brasília. Ufffaaaaaaaaaa. Estava precisando desabafar... e olha que não saiu tudo. Aguardem os próximos capítulos... Ah!!!!! Não poderia deixar de citar - Stanislaw Ponte Preta tem, nessa nossa terrinha, material suficiente para escrever inúmeras versões de FEBEAPÁ lá no céu.
Espalhaffatto na Construção Civil
Sinduscon-Rio discute madeira legal e habitação social
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio de Janeiro promove na próxima semana dois seminários onde vai discutir a questão da habitação social e da utilização de madeira nos empreendimentos. Os dois eventos acontecem na sede do Sindicato (Rua do Senado, 213 - Centro) e a inscrição deve ser feita através do telefone (21) 2221-5225. Boa a iniciativa nesses tempos de construções ecologicamente corretas. Vamos voltar a falar nesse assunto.
Espalhaffatto por aí....
Correria total e notícias mil
Gente, assim não dá!!!! A correria está grande - quem mandou o Gilmar acabar com a exigência de diploma para exercer o jornalismo. Tenho que dar carga total no meu lado empresária, se não morro de fome e não tenho onde morar - de vez em quando dou uma "sumida" do Blog e do Orkut (Para quem não deu uma passadinha por lá ainda, apareça - Sandra Regina Balbino - A única (P/q. igual a mim só euzinha mesmo). Mas vamos lá. Como meus amigos - santas assessorias de imprensa - numca me deixam sem informações fresquinhas - e os da mídia me trazem sempre fatos interessantes para serem comentados .... aí vai.
Pirataria vai dar em cassação de ICMS
Essa eu vou querer ver de perto e principalmente saber se "vão dar os nomes aos bois". Projeto de Lei do deputado estadual Coronel Jairo (PSC) pode dar um duro golpe na pirataria no Estado do Rio de Janeiro (Isso se nenhum "adevogado" não parar numa banquinha dessas da vida e comprar DVD pirata na maior cara de pau). Foi sancionada hoje a Lei 5.516/09, que amplia a punição para empresas que vendem produtos falsificados ou contrabandeados. A partir de agora não apenas os empresários, mas também seus sócios, terão cassada a inscrição no Cadastro geral de ICMS (Imposto sobre circulação de Mercadorias e Serviços). Dessa forma ficarão impedidos de emitir nota fiscal, movimentar mercadorias, entre outras ações. O objetivo é combater o uso de "laranjas" na abertura de empresas destinadas a venda de produtos piratas. A intenção é boa. Estamos aqui para fazer um Espalhaffatto sobre o assunto. Vamos vai ficar atentos para saber se vai dar certo.
terça-feira, 21 de julho de 2009
Espalhaffatto Cultural
Plantão de Notícias: últimas apresentações
O super-coleguinha Maurício Menezes manda avisar geral: a temporada do show Plantão de Notícias no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, foi prorrogada até o dia 25 de julho (muito bom, diga-se de passagem. Assisti a uma edição em 91. Dé lá prá cá os coleguinhas continuam só dando motivos para aumentar o repertório do jornalista). A boa da vez é a promoção: quem entrar no site (http://www.plantaodenotícias.com/) e imprimir a filipeta do impgresso ganha desconto de 75%. Isso mesmo. O ingresso - que custa R$ 60, cai para a môdica quantida de 15 pratinha. E isso qualquer estagiário de quarto período tem no bolso. Eu já imprimi o meu. Não percam. O espetáculo é uma aula de como não se faz jornalismo.
Espalhaffatto na Câmara do Rio
Eu vou, mas volto
O agora ex-vereador Eider Dantas (DEM) enviou nota de esclarecimento sobre sua cassação.O ex-secretário de Obras do governo Cesar Maia, disse que vai "lutar até o fim" para provar que não cometeu irregularidades na propaganda eleitoral distribuida durante a campanha eleitoral passada. O ex-parlamentar vai entrar com recurso junto ao TRE-RJ para invalidar a decisão tomada no último dia 17. A gente aguarda os próximos capítulos dessa novela que já tem dois protagonistas: Carminha Jerominho (PTdoB) e Eider Dantas (DEM).
Espalhaffatto na Política Carioca
Rosa em flor, espinhos só na Câmara
Quem deu o ar da graça ontem, no Manoel&Juaquim do Recreio, foi a campeã de votos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Rosa Fernandes. A vereadora foi saudada por Jerry Adriani ao som de "A Rosa", sucesso de Moacyr Franco na década de 70. Por falar em Câmara Municipal do Rio onetm nem pareceu haver recesso na Casa. Foi dia de audiência pública para discutir o novo Plano Diretor da cidade. Hoje tem mais. Os vereadores se reúnem para continuar debatebdo as modificações necessárias.
Espalhaffatto Amigo
Amigos para sempre
Ontem - Dia do Amigo - nem tive tempo de parar na frente do pc e enviar e-mail, scrap ou coisa que o valha aos meus amigos de fé, irmãos camaradas. As únicas felizardas foram minha irmã (que já passu da fase de amiga há tempos) e Robertinha - a super. Mesmo assim falei come elas porque ligaram pra mim). Fica aqui a retratação. Amo vocês. De noite a grande surpresa. No M&J do Recreio quem estava lá?????? Vovô-garoto Jorge Nunes. Só quem passou pela redação do POVO (e o amigo Maurício Menezes em seu "Plantão de Notícias" me faz lembrar disso às gargalhadas) sabe o que significa Jorginho no noso meio. Amigo pra toda vida e mais um século (seis meses é muito pouco para ele), aprendi mmmmmmuuuuiiiiiiiiitttttoooo com o cara e ele continua aí. Simples, na dele. Manda demais no esporte da Rádio Tupi. Depois vou colocar aqui a foto que a Kátia (sua companheira de sempre) fez da gente. Enfim, a todos os amigos - novos e antigos - um beijo nos seus corações e perdoem a falta de tempo. Ela é inerente aos "tempos modernos", apesar de toda a tecnologia. Nem Chaplin esperava por isso.
Espalhaffatto Cultural
Como nos bons tempos
Gente, Tem uns três dias que não me apresento para postar alguma coisa. É a correria. Tá pensando que só jornalista rala. Rala, mas não ganha. Empresário tupiniquim rala muito mais se queiser alguns minutos de lazer. Mas vamos deixar de lero-lero. Vamos aos ffatto: ontem - Dia do Amigo - E nem deu tempo de dizer aos meus amigos o quanto os amo, mas falei para a minha irmã e para Robertinha.
Retornando ao ponto: ontem foi dia de "Papo de Primeira na Segunda", no Manoel&Juaquim do Recreio. Euzinha não faltaria nunca O negócio é na frente da minha casa e não tem essa de consumação ou couvert, não. E chegar e ficar. A atração da noite foi Jerry Adriani (Na foto da amiga Kátia Nunes, Jerry, depois de responder a perguntas de Clóvis Monteiro e Jorge Nunes, solta a voz). Descobri um outro talento do cantor: omo ele imita legal. Se não fosse cantor - com aquele vozeirão maravilhoso poderia ter outra profissão - imitador. Contando algumas histórias imitou - com perfeição Tim Maia e Roberto Carlos.
Um observação deve ser feita aqui. Quando a gente pensa que o evento da semana anterior estava bom, verifica que o da seguinte não deixa a desejar. Foi o que aconteceu ontem.Entrevistado pelo radialista Clóvis Monteiro (outro vozeirão) e pelo amigão de sempre Jorge Nunes - devidamente acompanhado de dona Cátia - Jerry contou casos, falou da Jovem Guarda e da vida. Mandou muito bem em italiano e levantou o público com sucesso da Jovem Guarda - Doce, doce amor, Querida, Rua Augusta. Show de bola. Depois colocarei aqui algumas fotos do evento.
sexta-feira, 17 de julho de 2009
Espalhaffatto na Política
O povo que se exploda!!!!!
Enfim, descobri em quem o humorista Chico Anysio pode ter se inspirado para elaborar os personagenss "Deputado Justo Verissimo", aquele do bordão "Eu quero que o povo se exploda" e o "Senador Paulo Jeton", que tinha como máxima o "Eu odeio Brasília". Só pode ter sido no senador Paulo Duque (PMDB/RJ). Ou será que foi o nobre parlamentar que se inspirou nos personagens??? Fica a dúvida. Recém-empossado como presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, poderia ter ido dormir sem nos presentear com essa pérola do anedotário popular. Sim, porque somente como piada (de mau gosto, é claro)podemos encarar a declaração que ele fez questão de dar ontem e que a mídia está repercutindo em todo país. "Não estou preocupado com isso. A opinião pública é muito volúvel. Ela flutua", afirmou aos jornalistas. Isso é tripudiar em cima do voto alheio. O mesmo voto que ele foi, "humildemente" pedir aos eleitores no último pleito. Ainda bem que a oposição - que se não está preocupada com os estragos que a declaração possa trazer ao Congresso, pelo menos deve temer 2010 - está se mobilizando para fazer parlamentar "flutuar"da Comissão de Ética. Paulo Duque foi aoçado ao posto com uma única missão: blindar colegas José Sarney e Renan Calheiros. O tiro pode ter saído pela culatra. Infelzmente vamos ter que aturar suas piadinhas sem graça até 2011, sem ninguém fizer nada. Ah... lembrei. Caso algum santo consiga a proeza de tirar essa espécie rara do Senado, ele não deve se preocupar. Desempregado não vai ficar. Vai poder cirar um quadro humorístico em qualquer emissora de TV, aberta ou fechada. Ainda tem a opção de ser o responsável, se deixarem, pelo quadro "Piadas de última hora", do "Casseta e Planeta".
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Espalhaffatto na Mídia
Notícias boas ou nem tanto!!! Depende de quem as lê.
Responda rápido, blogueiro. Porque toda notícia para ser boa tem que ser péssima? Porque o lado "Brastemp" da vida nunca pode ser levado em consideração? Apenas o lado negro tem que aparecer? São muitas indagações ao mesmo tempo, não é mesmo!!!! Nem dá para concatenar as idéias (Um ex-professor de História adorava usar essa palavra. Concatene as idéias, dizia ele).
Faço toda essa firula para dar uma boa notícia!!! Pelo menos para mim, é. Espalhaffatto, que começou como blog está se transformando em site. Na realidade o blog surgiu da minha necessidade de escrever muito, enquanto o site da empresa não ficava pronto. Descobri que o Espalhaffatto dava caldo. E vai dar. Espero poder entragar esse meu novo filho aos olhos atentos (e meticulosos) dos amigos (e dos inimigos também). Aguardem. Ah. Enquanto isso o site da empresa está sendo preparado também.
quarta-feira, 15 de julho de 2009
Espalhaffatto na Cidade
Uma senhora jurisprudência
Se a função do blogueiro é comentar os ffattos, dando ao leitor uma nova visão, nada mais justo do que observarmos mais nitidamente a decisão do desembargador Marco Antônio Ibrahim, da 20 Câmara Civil do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Sentença do magistrado condenou o Estado a pagar indenização de R$ 30 mil a mulher vítima de bala perdida no Rio de Janeiro. Lembrei bem dos meus tempos da Faculdade de Direito -Éh, amigos. Tenho isso nas costas. Um dia termino para a felicidade da família - Lembrei por conta da Jurisprudência que pode estar sendo preparada com essa decisão. Sim, porque se for dessa forma todos nós vamos entrar na Justiça contra o Estado. Quem não conhece alguém que tenha sido vítima da violência nas grandes cidades??? Por outro aspecto é bom que coisas desse tipo acontçam. Afinal, se cabe ao Estado zelar pela segurança dos cidadãos e isso não acontece - pelo contrário - alguém tem que pagar por isso. A decisão do magistrado abre uma brecha interessante. Bamos ver se o Estado se coça e começa a dar ao cidadão o que ele merece: respeito e dignidade de poder andar pelas ruas sem medo de levar uma bala perdida a caminho de casa ou de ser assaltado na rua.
Espalhaffatto na Cidade
Quando a violência fala mais alto
Quem me conhece bem já percebeu que estou falando muito menos sobre violência do que seria o normal. E quem conhece minha trajetória profissional deve estar intrigado por isso. Desde que assumi de vez meu lado empresária e deixei pra trás a loucura das redações tento também largar um pouco de mão essa coisa do mundo cão. Mas existem situações na cidade onde não podemos nos calar. Tenho 45 anos. Posso dizer que sou do tempo em que jornalista era respeitado até pela bandidagem, que nos deixava trabalhar na santa paz do Senhor - Isso foi bem antes do Tim Lopes ser executado fazendo matéria numa "comunidade carente". Aprendi com o meu primeiro chefe de reportagem que bandido é bandido, polícia é polícia e jornalista é jornalista (com ou sem diploma). É por isso que - embora tenha bastante conhecimento dessa coisa chamada violência urbana ainda me surpreendo quando encontro notícias como a execução de um funcinário público, morto enquanto trabalhava porque foi "confundido" pela bandidagem com um ëstuprador". Pior do que isso é saber que os demais servidores estão sendo ameaçados e impedidos de trabalhar. Enquanto isso nossa "otoridade mayor" continua descansando da labuta que é governar o Estado.
Espalhaffatto na Construção Civil
Custo da Construção no Rio em queda livre
Uma boa notícia para o setor da Construção Civil no Rio de Janeiro. Pelo terceiro mês seguido o custo unitário básico da Construção Civil no Rio de Janeiro fechou em queda. O índice foi de -0,03%. Em abril o CUB ficou em -0,14% e em maio ficou na casa de -0,33%. Dos 15 insumos pesquisados pelo Departamento Técnico do Sindicato da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (SINDUSCON-Rio) dois apresentaram deflação mais uma vez: fio de cobre (-3,53%) e brita, que teve queda de -0,86%. Com isso o novo CUB representativo é de R$ 871,48.
Espalhaffatto na Economia
Europeus só querem frutas nordestinas
Boa notícia para os exportadores de frutas do Vale do São Francisco. Compradores holandeses e espanhóis vieram ao Brasil interessados na nossa produção de frutas nordestinas. Eles estarão na 20 edição da Feira Nacional de Agricultura Irrigada, que acontece de hoje até o dia 18, em Juazeiro, na Bahia. As perspectivas de serem fechados bons negócios durante o evento animam o presidente do Instituto Brasileiro de Frutas, Moacyr Saraiva Fernandes.
- Há mercados que podem ser uma boa alternativa para internacionalizar a fruta, como so Países Árabes, afirmou.
Espalhaffatto em Brasília
LDO de 2010 deve ser votada hoje no Senado
A Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2010 deve ser apreciada e votada hoje no Senado. Isso se a sessão não for suspensa, como aconteceu ontem. A oposição obstruiu a sessão por não haver consensso com os governistas em relação a vários pontos do projeto. Os dois pontos de divergência entre governo e oposição dizem respeito a obras e Construção Civil. É bom o setor ficar de olho. A primeira divergência é em relação ao dispositivo que incorpora as obras do PAC ao Projeto Piloto de Investimento (PPI), cujos gfastos podem ser abatidos da meta de Resultado Primário do Governo Federal. Se for aprovcada a medida resultará em maior volume de recursos a disposição do Executivo para investimentos. O outro ponto de conflito é o artigo 110 da LDO, que estabelece novos critérios para fixação de preços de materiais empregados em obras públicas.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Espalhaffatto na Câmara do Rio
E prossegue a CPI da Cidade da Música
Amanhã, apesar do recesso parlamentar na Câmara do Rio, será dia de muito trabalho na Casa. A vereadora Andrea Gouvêa Vieira (PSDB) realiza audiência para ouvir os fiscais da obra - Luiz Severino Nunes Machado e Afonso Augusto Canedo Neto. Os fiscais do terceiro contrato de projetos - Nídia Severo França Pinto, Vera lúcia Muller Santos Rodrigues e Alexandre da Costa Correa - também foram convocados. A vereadora Andrea Gouvêa Vieira, relatora da CPI, quer saber, entre outras coisas, qual será o custo final da obra, o que falta e quando a Cidade da Música estará concluída. Até agora o Município gastou R$ 518 milhões com a empreitada.
Espalhaffatto na História
A Bastilha poderia ser logo ali, em Brasília - Fábulas indigestas
Pensem bem, brasileiros e brasileiras. Brasil, 14 de julho de 1879. Imagine uma multidão de famintos, revotados, descamisados, marchando sobre a Bastilha Tupiniquim: Brasília. Lá onde estariam guardadas as armas do "Reino Brazilis". Um reino onde enquanto o vice-presidente pena as dores do câncer, nosso signatário maior passa longas temporadas no exterior. Paris é o melhor destino. O custo ao contribuinte é quase nada. Afinal, ele vai a trabalho. E a trabalho a gente não leva a familia, gato, cachorro, papagaio e periquito. Mas voltando a Bastilha (ou Brasilia ????). No nosso reino surreal o ex-presidente, atual "dono" do Senado negocia, negocia, negocia e fica. É o seu "Dia do Fico", que resukta numa CPI louca para fuçar a nossa maior empresa... a Petrobras. O que é isso, companheiro!!!!! Fizeram pior com a Vale do Rio Doce e ninguém reclamou... Na queda da Bastilha tupiniquim o brasileiro, cheio de moral, tomaria os palacetes reais do Lago Paranoá, a Asa Norte e deixaria para a gentalha do Planalto Central os restos mortais de Brasilândia ou de Planaltina. Ah. Cariocas. Não fiquem tristes. Vocês têm representante de Brasilia no Poder. Enquanto o cidadão de bem pena entre chuvas de balas, tentando escapar do fogo cruzado entre polícia e bandido (bem que poderia ser menos real. Só uma simples brincadeira de pique-esconde ou de mocinho e bandido). Enquanto isso, seguinto os passoa de papy, nosso signatário maior no Estado goza merecidas férias. Será que o Mayor vai a seu encontro???!!!!
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Espalhaffatto Cultural
Plantão de Notícias na Barra
A primeira vez que assisti ao "Plantão de Notícias" eu apenas sonhave em chegar lá e namorava um jornalista, que me levou para assistir o meu querido Maurício Menezes no teatro do Tijuca Tenis Clube. Isso tem mais de 15 anos. Depois disso encontrei Maurício Menezes em várias oportunidades, Numa delas ele deu "uma aulão" para estudantes, na Facha. Hoje estou aqui para avisar "a geral", como dizem minhas sobrinhas, que o "Plantão de Notícias, do meu querido Maurício Meneses, está até dia 25 de julho, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca. Não percam. São histórias hilárias sobre como se faz jornalismo e, principalmente os micos que não se deve cometer. Fazer o que????? Repórteres, editores, chefes de reportagem (ou de redação, como queiram), diagramadores, fotógrafos, cinegrafistas - toda a classe contribui para que Menezes tenha sempre material fresquinho. Eu mesma faço o meu "mea culpa" da época de redação. E não adianta culpar a pressa e o estresse do horário de fechamento, não. É mico mesmo e da pior espécie: o "Micus inesquecívilis". "Plantão de Notícias" é impagável. Enfim, uma aula do mestre Maurício Menezes.
Espalhaffatto Cultural
Música de primeira no M&J
Rolou música de primeira qualidade na série "Papo de primeira na Segunda", evento afinadissimo do "Manoel e Joaquim" do Recreio. Euzinha aqui, é claro, não poderia ter faltado. Michael Sullivan, Paulo Sérgio Valle, Dudu Falcão e Getúlio Côrtes levaram a platéia ao delírio.
O tema do talk-show dessa semana foi "Baladas românticas". Sullivan (100% de canções emplacadas desde a época do Renato e seus Blue Caps) falou do processo da composição e relembrou seu primeiro sucesso "My Life", de 1976, tema da novela "O Casarão" - gente eu era uma pirralha, nem sabia que era aquele tal de Michael Sullivan, mas adorava a melodia). Daí surgiu seu nome artístico que ficou desde então.
Vocês não imaginam a emoção que foi ouvir Paulo Sérgio Valle cantando "Viola Enluarada", outra música que aprendi a amar de ouvido. Por conta dela o compositor, que também é aviador, foi parar atrás das grades por dois longos dias. A turma de verde-oliva cismou que a composição tinha teor subversivo. Bobagem. Só porque no auge da ditadura militar - 1967 - falava em liberdade Uma heresia para a época. Gente boba!!!!!!
Getúlio Côrtes interpretando "Negro Gato" e "O Gênio", sucessos na voz de Roberto Carlos, foi impagável. Sem contar Dudu Falcão, mestre em harmonia perfeita e que já emplacou centenas em trilhas de novelas na Globo. Até o técnico Ney Franco - do Botafogo - (Gostava mais delle no Flamengo) mostrou que além de ser bom de jogo é bom de música. Michael Sullivan chamou o cara para o palco e Ney Franco mandou bem. A foto aí foi devidamente roubada do Orkut do amigo Jorge Nunes. Semana que tem tem Jerry Adriani falando sobre a Jovem Guarda. Não percam.
Rolou música de primeira qualidade na série "Papo de primeira na Segunda", evento afinadissimo do "Manoel e Joaquim" do Recreio. Euzinha aqui, é claro, não poderia ter faltado. Michael Sullivan, Paulo Sérgio Valle, Dudu Falcão e Getúlio Côrtes levaram a platéia ao delírio.
O tema do talk-show dessa semana foi "Baladas românticas". Sullivan (100% de canções emplacadas desde a época do Renato e seus Blue Caps) falou do processo da composição e relembrou seu primeiro sucesso "My Life", de 1976, tema da novela "O Casarão" - gente eu era uma pirralha, nem sabia que era aquele tal de Michael Sullivan, mas adorava a melodia). Daí surgiu seu nome artístico que ficou desde então.
Vocês não imaginam a emoção que foi ouvir Paulo Sérgio Valle cantando "Viola Enluarada", outra música que aprendi a amar de ouvido. Por conta dela o compositor, que também é aviador, foi parar atrás das grades por dois longos dias. A turma de verde-oliva cismou que a composição tinha teor subversivo. Bobagem. Só porque no auge da ditadura militar - 1967 - falava em liberdade Uma heresia para a época. Gente boba!!!!!!
Getúlio Côrtes interpretando "Negro Gato" e "O Gênio", sucessos na voz de Roberto Carlos, foi impagável. Sem contar Dudu Falcão, mestre em harmonia perfeita e que já emplacou centenas em trilhas de novelas na Globo. Até o técnico Ney Franco - do Botafogo - (Gostava mais delle no Flamengo) mostrou que além de ser bom de jogo é bom de música. Michael Sullivan chamou o cara para o palco e Ney Franco mandou bem. A foto aí foi devidamente roubada do Orkut do amigo Jorge Nunes. Semana que tem tem Jerry Adriani falando sobre a Jovem Guarda. Não percam.
Espalhaffatto Cultural
Papo de Primeira na Segunda
Que me perdoem os problemas, as contas, etc, etc, etc. Terei um dia daqueles, uma típica segunda-feira de muita ralação.... mas depois das 19 horas .... quem quizer me encontrar é só dar uma passadinha no "Manoel e Juaquim"do Recreio. Hoje é dia de "Papo de Primeira na Segunda". O talk show - marca registrada da Casa äs segndas-feiras é uma boa pedida para quem gosta de relaxar, antes de chegar em casa. Tomar uma cervejinha, um tira-gosto. Tudo da melhor qualidade. O caldinho de feijão é a pedida nesses tempos de frio na beira da praia. A atração de hoje é garantia de música de qualidade: Paulo Sérgio Valle - lembra dele???!!; Hyldon (Na Rua, na Chuva, na Fazenda. Bons anos 70); Milchael Sullivan e Dudu Falcáo completam o quarteto que vai falar sobre as a história das baladas românticas. Imperdível. O M&J do Recreio fica na Avenida Alfredo Balthazar da Silveira, no Shopping Barra Word.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Espalhaffatto na Política
Picado pela mosca .... "Vale Tudo"
Essa quem contou não fui eu. Apenas estou comentando um ffatto publicado na Revista Época. Comentar, pode. Segundo o semanário, o atual presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, vai deixar o cargo ano que vem. Adivinhem para quê???!!! O economista quer seguir carreira política. Se não me falha a memória .... quem deixa a presidência de um órgão como o Banco Central não vai para uma "quarentena"??? ou isso só vale para empresas privadas???? para cargo eletivo vale???? Vou chamar o Síndico Tim Maia lá no céu. "Vale o que vier.. só não não vale dançar homem com homem, nem muler com mulher. O resto vale"
Espalhaffatto na bronca
PEC para devolver o diploma
Ainda não digeri a história de acabar com a obrigatoriedade do diploma para o exercício do jornalismo. (Nem eu e nem a torcida do Flamengo). Por conta disso louvo a iniciativa do deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) que protocolou a Proposta de Emenda ä Constituição 386/2009, que visa restituir a exigência do diploma para o exercício da profissão no Brasil. A PEC recebbeu 191 assinaturas - 20 a mais do que o necessário para tramitar na Câmara dos Deputados). Agora vamos aguardar o desenrolar dos fatos. Se os nobres parlamentares puderem resolver logo a questão, nos profissionais qualificados para o exercício do nosso árduo trabalho, ficaremos muito honrados com a gentileza.
Ah. Só lembrando uma pequena realidade:... Em 2010 tem eleição e, nós, profissionais, somos de grande valia aos interesses dos incautos candidatos, que quando não precisam dos jornalistas nas redações, por onde gostam muito de perambular, nos contratam como assessores de imprensa (hoje em dia prefiro dizer assessores de encrenca).
Espalhaffatto na Câmara do Rio
Tirando da reta
Essa aconteceu ontem e não dá para deixar passar em branco. Apesar do recesso parlamentar, tem gente na Câmara do Rio que trabalha, trabalha e trabalha. É o caso da vereadora do PSDB Andrea Gouvea Vieira. A tucana ouviu o ex-secretário municipal de Cultura, Ricardo Macieira, em mais uma audiência da CPI da Cidade da Música. Macieira, que era coordenador de despesas da Cidade da Música até 2007, tentou tirar o dele da reta em relação aos gastos feitos. O ex-secretário reconheceu que, inicialmente a obra seria construída em 22 metros quadrados, mas foi alterado para 43 metros quadrados (mais do que o dobro). A resposabilidade disso, segundo Macieira, foi do arquiteto francês Cristian de Portzamparc. Pode ser que eu me engane, mas essa história de CPI da Cidade da Música ainda vai dar muito buxixo. Só para lembrar ... que eu saiba arquiteto nenhum altera projeto inicial sem o consentimento do dono da obra.
Espalhaffatto Cultural
Exposição fotográfica sobre Quilombos
Essa é uma dica legal para quem não conhece a história dos Quilombos no Brasil. Começa amanhã, dia 10, a partir das 17 horas, evento sobre quilombos na Praça do Pacificador, em Duque de Caxias. A exposição "Remanescentes dos Quilombos", com fotos de Januário Garcia é uma boa oportunidade para saber de perto como viviam essas comunidades de descendentes de escravos. Com mais de 30 anos de carreira, retratando a realidade afro-brasileira, Januário Garcia mostra uma pequena parte do resultado desse trabalho. Vale a pena conferir.
quarta-feira, 8 de julho de 2009
Espalhaffatto por aí...
Roubaram o meu milho
Tem coisas que só acontecem comigo. Ontem estava eu, depois de muita ralaçáo, num ponto de önibus em Botafogo, ansiando por chegar em casa. Fim de tarde, estômago vazio, bateu fominha. Olhei para o lado e tinha uma barraquinha de milho cozido. Lembrei logo de mamy. Ela adora pamonha. Mas pamonha náo tinha. Decidi pelo milho. Iria mordendo e esperando, mordendo e esperando. Prá quê!!!!!!!!!! Me passa uma figura, náo sei de onde veio, nem pra onde foi. Mas foi ele quem levou o meu milho, que aquela altura esperava para ser mordido novamente. Quando procurei o cara, cuja fome deveria ser maior do que a minha, se safou com o meu milho. Frustrada, pensei: antes o milho do que a bolsa. Coisas que só acontecem comigo.
Espalhaffatto por aí ...
Escrever: remédio para todos os males
Gente... passei uns três dias sem dar as caras por aqui. Saudades de um bom teclado. Muitas coisas aconteceram desde o fim de semana até hoje. Vamos, aos poucos tecer alguns comentários sobre recentes ffattos, afinal escrever para mim é melhor do que tomar boldo depois de uma bebedeira. Cura qualquer ressaca filosófica.
O ópio do povo
Segunda-feira a noite, náo poderia deixar de ser, bati ponto no "Manuel e Joaquim" do Recreio. Era dia de Papo de primeira na segunda". Marquei um golaço. O convidado do dia era o capitáo do tri, Carlos Alberto Torres. O talk-show fluiu. Ele é um tremendo contador de histórias, "Capita" falou de tudo:.dos trabalhos no exterior (assim como nós, mortais, ele levou já tomou cano de empresário); falou dos bons tempos em que jogava com Pele no Santos; falou das Copas que jogou, da que náo foi convocado - e quarda mágoa disso até hoje.
"Capita" me tirou uma grande dúvida. A Copa de 70 realmente serviu para "limpar a barra" dos homens de verde, afinal o Brasil era Tri, o Caneco, nosso, o milagre brasileiro uma realidade e o pau comia na repressáo. Só restou ao brasileiro o de sempre. O futebol é nossa paixáo nacional e serve, sim, como ópio para o povo. De-lhes páo e futebol.
Comemoraçáo
Pouco antes do evento acabar os sócios do bar comemoraram com champanhe o sucesso da Casa que completou um ano. Parabéns pra vocês.
domingo, 5 de julho de 2009
Espalhaffatto Solidário
ONG Sorriso
Recebi esse e-mail de um dos meus inúmeros contatos. Vale a pena divulgar. Poder sorrir é um direito de todos, em especial das crianças. A ONG Sorriso realiza trabalho de triagem para cirurgia labio leporino e fenda palatina. Eles vão estar no Rio de Janeiro, no Hospital do Fundão, na Ilha do Governador, entre os dias 06 e 07 de agosto para fazer um mutirão de cirurgias. O atendimento começa as oito horas da manhã e a ONG dá alojamento para pacientes e acompanhantes. Quem quiser se cadastrar para a triagem ou mesmo obter mais informações sobre os procedimentos deve telefonar para os seguintes números: (21) 7152-3855 e (11) 3343-1710. A iniciativa tem o apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O lema da ONG diz tudo. Defeitos: têm os que apontam, e os que corrigem.
sexta-feira, 3 de julho de 2009
De água na boca
É do pintado que todo mundo gosta
Calma gente!!!!! Não pensem besteira. Estou falando do melhor restaurante especializado em peixes de água doce que já conheci... o "Toca da Traíra", na Barra da Tijuca, do amigo Marcos, é sucesso absoluto. O pintado é o rei do lugar.
Além do pintado tem o surubim, o espetinho de peixes de água doce, a casquinha de siri (cortesia da casa) gratinada com queijinho é uma entrada prá lá de caprichada. Quem preferir pode atacar de Caldo de Piranha - tentação dos deuses. Ah, sem esquecer o Bobô de Camarão - o tempo hoje pedia.
Saí de lá com a nítida sensação de que serão necessárias mais "visitas" ao local para me inteirar das outras iguarias. Se você não conhece a "Toca" não sabe o que está perdendo. Se já foi, volte. A casa da Barra está mais aconchegante do que nunca e os preços são prá lá de convidativos.
Serviço:
"Toca da Traíra" - Avenida Sernambetiba, 8000
Tel: (21) 2433-1081
Horário: De 11 a meia-noite
Cartões: Todos
Espalhaffatto na Construção Civil
Polêmica: deputado quer permitir obra em rodovias sem licenciamento ambiental através de MP
Lembram que em 31 de maio postei um comentário sobre uma Proposta de Emenda a Constituição que havia caído por falta de quórum e tratava de licenciamento para obras em rodovias????? Pois é... O deputado Sandro Mabel (PR/GO) - Aquele da CPI do Mensalão, que na época em quera líder do seu partido na Câmara foi acusado por Raquel Teixeira de oferecer R$ 30 mil por mês, mais "luvas" de R$ 1 milhão por ano para que a tucana mudasse de partido - promete causar polêmica de novo.
Desta vez é por causa da Medida Provisória 462/09, da qual é relator. A MP trata da dispensa de licenciamento ambiental em rodovias federais. O parlamentar confirmou essa semana que vai incluir em seu parecer a isenção de estudo prévio de impacto ambiental para estradas integrantes do Plano Nacional de Viação.
Pode ser que eu esteja enganada, mas os ecologistas vão fazer um estardalhaço. Está na hora de alguém da assessoria do parlamentar lembrá-lo de que o Ministro do Meio Ambiente<>
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Espalhaffatto na Câmara do Rio
CPI do Hospital de Acari e outras coisas mais
Começou ontem o recesso na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, mas, pelo andar da carruagem vai ter muito parlamentar trabalhando em dobro nesse período. Vou citar apenas dois casos e depois me digam se nâo estou certa. A Secretaria Municipal de Urbanismo criou grupo de trabalho para elaborar - através de Projeto de Lei - um novo Código de Obras para a cidade. Um PL enviad pelo Executivo tem que passar pelo crivo da Casa. Portanto os vereadores que entendem da coisa e que costumar elaborar projetos ligados ao urbanismo vão ficar mais atentos e, é claro, colocar suas assessorias técnicads para trabalhar. Alguns deles, com certeza serão Eider Dantas (DEM), Eliomar Coelho (PSOL); João Cabral (PRTB), Aspásia Camargo e Alfredo Sirkis (PV).
Se o vereador eleito Luiz Antônio Guaraná (PSDB) estivesse na Casa - ele acumula Secretaria de Obras e a Chefia de Gabinete da Prefeitura do Rio - com certeza daria uma tremenda contribuição, já que ele é um urtbanista de fato e de direito. E isso ninguém me contou. Já vi diversas vezes.
Na área da saúde a vereadora Andréa Gouvea Vieira (PSDB) não vai sossegar enquanto não colocar o Hospital de Acari em pratos limpos. Ela não gostou nem um pouquinho das informações obtidas durante audiência na última segunda-feira, quando um representante da empresa GPS declarou à CPI que o Hospital teve entre 8 e 10% de lucro de março de 2008 e março de 2009. Nesse período a empresa faturou R$ 49 milhões, sendo que R$ 26 milhões foram pagos por serviços que a empresa nâo executou. A parlamentar quis saber se parte desse lucro saiu das economias com impostos. Meu conselho: fiquem de olho no que acontece no Palácio Pedro Ernesto.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
Espalhaffatto na Política
Gazeteiros costumazes
Essa foi uma das chamadas do site "Congresso em Foco" e eu não poderia deixar passar batido. O deputado federal Francisco Dornelles (PP-RJ) extrapolou o limite de faltas permitido pela Comissão Mosta do Orçamento (são seis). Pior que isso é que procurado pelo site para falar sobre o assunto o parlamentar, velho de guerra, nem se dignou a mandar uma relês desculpa, mesmo que fosse daquelas produzidas por sua assessoria de imprensa, para ele não sair chamuscado. Vida que segue. E pensar que o povo do Rio preferiu o ex-ministro a Jandira Feghalli. Fazer o que!!!!!
Espalhaffatto nas Eleições
Contagem regressiva para 2010
Entramos em julho. Oficialmente faltam menos de seis meses para 2010. E o ano promete. Entramos na contagem regressiva para as eleições. Na realidade falta mais de um ano; já que o primeiro turno será dia 3 de outubro e o segundo dia 31. Ano que vem o eleitor vai cortar um dobrado. Pensar, pensar, pensar e decidir quem ele vai querer que o represente na Câmara Federal; nas Assembléias Legislativas, no caso do Rio de Janeiro, escolher dois senadores; governador e presidente da República.
Por conta disso tem gente dentro do PSDB fluminense que está travando uma verdadeira guerra para tirar o vereador eleito, atual chefe de gabinete do prefeito Eduardo Paes (respondendo interinamente) e Secretário de Obras, Luiz Antônio Crispin (adoro esse nome) Guaraná.
Até fiquei sabendo quem é o santo que está ligando para os tucanos do Rio de Janeiro pedindo ajuda para expulsar Guaraná do partido. É um deputado federal. Que coisa feia!!!!! Prefiro não acreditar que seja verdade, embora tenha a certeza que é. Seria mais uma decepção. Muita coisa para um dia só. Me cobrem depois dar o nome desse "boi" antes do estouro da manada. Ah... respondam rápido. será que é crime ser fiel a um antigo aliado de 17 anos de batalha?????
Assinar:
Postagens (Atom)