Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A boa do Espalhaffatto

Batalha de Rua vai agitar a garotada no Centro de Duque de Caxias


A Baixada Fluminense vai sediar um grande evento de rua voltado para o público jovem. O "Batalha de Rua - Caxias DC King" está programado para acontecer nos dias 29 e 30 de janeiro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, Centro de Duque de Caxias e vai contar com atrações internacionais. A programação está sendo acertada e será divulgada posteriormente.
O evento, no dia 29, vai utilizar o palco “boca para fora”, voltado para o público externo e, no dia 30, será no palco interno do Teatro Municipal Raul Cortez. O evento, gratuito, é realizado pelo Grupo Urbanus, com patrocínio da Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

“O objetivo da iniciativa é divulgar os movimentos populares que afloram na cidade como Hip-Hop e Street Dance, de forma a incentivar os jovens da cidade a mostrar seus talentos”, diz o Secretário Gutemberg Cardoso. Segundo ele, baseado na construção para o conhecimento da cultura do mundo e excepcionalmente de nossa cidade, é que organizamos o evento, “fruto das manifestações artísticas e populares dos jovens de nossa cidade, que buscam através da arte um encontro com a consciência étnica e a cidadania”.
Um pouco de história: O Hip-Hop surgiu na década de 70 nos subúrbios negros de Nova York, onde a pobreza, a violência, o racismo, o trafico e a falta de educação estimulavam a formação de gangs, delimitando os seus territórios de atuação criando regras para a imposição do domínio do mesmo. Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua: música, dança, poesia e pintura. Os movimentos populares são oriundos de expressões artísticas de rua. A partir dessas manifestações, criaram-se as chamadas “batalhas de rua”, formas não violentas de confronto entre vários grupos. As batalhas consistem em uma competição artística de duelos entre MC’s. O objetivo é propiciar ao público uma “luta” pacífica, nascida do hip-hop, composta por quatro elementos originais: DJ (o homem que fornece as batidas para o MC rimar); MC (mestre-de-cerimônias, o rapper), B boy (quem dança break dance ou faz b-boying), e Grafitte, um gênero de expressão artística do hip-hop. Um quinto elemento foi adicionado: o Conhecimento – Consciência, fundamental para sobrevivência e sucesso do movimento, segundo os profissionais envolvidos com esse segmento de cultura urbana. Fiquem atentos a dica é boa.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu???? Comente!!!!!