Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 8 de novembro de 2009

Espalhaffatto por aí ...



Praias sem sorvete, não vale


Desde criança sempre fui rato de praia. Ironia do destino: hoje em dia moro a um pulo dela só apareço "de visita". Fato é que fosse morando no Rio de Janeiro ou em Vitória - amo a cidade onde aproveitei os melhores anos da minha vida - acostumei-me com o vai-e-vem dos vendedores ambulantes. No Rio o cara do Mate (Olha o mate, olha o Limão); Sorvete Itália (que só recentemente descobri uma lojinha legal do sorvete Itália, se não me engano no Leblon), Kibon, Yopa, Biscoito Globo e outras guloseimas que faziam a festa paraa criançada na beira da praia.
Em Vitória sorvete é picolé. Em Jacaraípe, balneáreo maravilhoso, onde além de ter passado as férias cheguei a morar, era a festa do picolé. Bons tempos.
Sim bons tempos. Porque atualmente nem no Rio, nem em Vitória os ambulantes podem oferecer seus produtos na beira da praia. Não faço aqui apologia ao ambulante, não. Se existem regras elas devem ser cumpridas (eu estou fora desse tipo de coisa. Quem gosta de regra é absorvente). As Secretarias de Ordem Pública das cidades litorâneas vão ter que começar a repensar suas estratégias para deixar as praias "habitáveis". Em Vitória (acabei de ler matéria sobre o assunto no Gazetaonline) os ambulantes só podem ficar no calçadão. Mesmo aqueles que vendem o delicioso picolé. Se é para isso padronizem quiosques ou barracas, onde os produtos possar ser comercializados. Mas pensem nos três lados da coisa: ambulantes, poder público e, é claro, o banhista. Aqui no Rio o prefeito Eduardo Paes (PMDB) optou por padronizar, proibindo a venda de alimentos feitos na hora. A Vigilância Sanitária agradece e o risco do banhista contrair doenças diminui. Só para lembrar: a praia ainda é um dos poucos espaços democráticos e de baixo custo para a população. E tenho dito.

Um comentário:

  1. Concordo com vc plenamente,ambulantes de praia,o que circula vendendo picolé ,mate,etc,são uma tradição que não deveria desaparecer,quem sabe ainda não possa ser revisto isso.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu???? Comente!!!!!