Depois de muito assuntar por aí acho que é hora de tentar avaliar os caminhos da sucessão depois dos últimos acontecimentos. Em Brasilia, o DEM pega fogo e a população quer arrancar o couro do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda. Escândalo do Mensalão em moldes idênticos aos descobertos a partir do publicitário marcos Valério é muitopara a população da capital. Na outra ponta o mineirissimo Aécio Neves (PSDB) resolveu tirar o seu cigarrinho de palha do bolso para pitá-lo, enquanto aguarda o desenrolar dos próximos acontecimentos. Somente agora consegui tempo para verificar a repercussão dos últimos fatos em Minas, São Paulo, Rio de Janeiro e no Planalto.
Em princípio há muita especulação e poucas possibilidades concretas. Se antes dava-se como favas contadas todo o apoio ao PT (leia-se o candidato apoiado pelo presidente Lula) em contraponto a uma oposição fraca (cadê a oposição?????), agora a história é outra. Aécio poe ter dado uma tacada de mestre e empurrado Serra ladeira abaixo (O tucano não quer se arriscar a perder uma reeleição garantida e só iria se definir por disputar espaço em Brasília se se sentisse seguro da vitóra).
Aécio até poderia topar uma dobradinha tucana São Paulo-Minas. Mas ao que tudo indica não são esses os seus planos. Volto a bater op martelo numa coisa que tenho dito desde ontem: se o governador de Minas Gerais apredeu direitinho a lição com o avô, Tancredo - um tremendo costurador de alianças, quem pode amargar derrota é mesmo José Serra.
Apesar das pesquisas darem o governador de São Paulo como favorito a presidência em 2010, com 39%, é bom lembrar que nesse momento o presidente Lula tem 69% do eleitorado aprovando seu governo - Isso não quer dizer que ele consiga transferir votos para sua candidata, Dilma. Por falar em Dilma ... se a eleição fosse hoje ela daria com os burros n'água. Tem 18% das intenções de votos. Pior do que isso é o fato de 45% dos entrevistados desconhecerem os fato de que ela é pré-candidata do PT.
Enquanto isso Aécio, adepto da teoria "prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém" decidiu firmar os olhos nas montanhas das Gerais e aguardar. Uma coia é certa: ele conseguiu acender uma brasa que, aparentemente, estava adormecida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que leu???? Comente!!!!!