Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Páginas

domingo, 20 de dezembro de 2009

Espalhaffatto Cultural

Maktub!!!!!

Muito antes de Paulo Coelho lançar o seu "Maktub" eu, desde a minha infância, já sabia do que se tratava: traduzido do árabe quer dizer "estava escrito, tinha que acontecer, fatalidade". Santo Malba Tahan (Júlio Cesar de Melo e Souza) a quem meu pai me apresentou atravez de suas obras completas. Não havia uma noite em que não me debruçasse sobre algum dos livros: "O homem que calculava", Lendas do Cèu e da Terra", "Lendas do Oriente" e, é claro "Maktub".
Foi mais ou menos isso o que aconteceu essa madrugada, quando o cineasta Fábio Barreto capotou no lugar mais improvável para acontecer um acidente fatal: a rua Real Grandeza, em Botafogo, Zona Sul do Rio. 
O acidente com o filho de Bruno e Lucy Barreto me lembrou um outro onde o destino deixou sua marca. Foi em 23 de julho de 1998, quando eu cobria a madrugada no Jornal Povo. Era um plantão de quarta para quinta-feira e fomos (toda a imprensa) acionados para um acidente no Aterro do Flamengo. Fomos para lá por se tratar de algo, aparentemente muito grave e o carro estava completamente destruído. Era mais do que isso. Aguardamos para que os policiais pudessem nos passar as identiicações das vítimas, afinal havia um morto no local, um rapaz gravemente ferido e outros dois com leves arranhões.
O motorista do carro - um Passat importado, presente de aniversário da mãe, era o filho do maestro Tom Jobim. O estudante João Francisco Lontra Jobim, de 19 anos, chegou a ser levado com vida para o Hospital Souza Aguiar, mas morreu a caminho. Maktub. Tinha que acontecer.
Agora é torcer para que o diretor de "Lula, o Filho do Brasil", com estréia marcada para o início do ano, se saia bem. Preces não lhe hão de faltar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu???? Comente!!!!!