A boa de hoje: Seminário Comunicadores de rádio no combate à violência contra a mulher
Essa quem me enviou foi a amiga Betina Diniz, da Criar Brasil - Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio e Superintendência de Direitos da Mulher.
Termina hoje Encontro de capacitação do projeto social Rede de Radialistas no Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Radialistas do Rio de Janeiro receberão um treinamento especial: como tratar, na mídia, o tema violência contra a mulher. A iniciativa faz parte do projeto social Rede de Radialistas no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, da Organização Não-Governamental Criar Brasil – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio, em parceria com a Superintendência de Direitos da Mulher e apoio da Secretaria de Políticas para Mulheres. O seminário acontece na Superintendência de Direitos da Mulher, Rua Camerino 51, Centro.
Os comunicadores e comunicadoras serão orientados desde a: passar informações apropriadas como, por exemplo, dar orientações às mulheres sobre o que fazer diante de situações de violência; e serão estimulados a produzirem material próprio como entrevistas, povos-fala, radionovelas, associados a datas relacionadas ou a acontecimentos específicos, como o caso Eliza Samudio. Um dos destaques, entre as lições, são os esclarecimentos sobre a lei Maria da Penha; entre outros preceitos.
O projeto, iniciado em janeiro de 2010, já produziu uma cartilha de orientações aos comunicadores, que contém a Lei Maria da Penha na íntegra; 10 spots que falam de temas específicos sobre violência contra a mulher; e um programa de 20 minutos com a participação da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, e outros especialistas. Tudo isso será enviado a 200 emissoras de rádios comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte, do estado do Rio de Janeiro, que tem tradição em veicular material ligado à cidadania.
Este será o segundo seminário de capacitação. O primeiro aconteceu no dias 9 e 10 de setembro, quando as peças produzidas foram, pela primeira vez, apresentadas. Elas devem chegar às rádios por voltado dia 20 de setembro. O Criar Brasil vai ainda disponibilizar o material de áudio na rede social radiotube (www.radiotube.org.br), que vai permitir o acesso de comunicadores de todo o Brasil e, ainda, da audiência.
Serviço
Seminário de capacitação de radialistas para o combate à violência contra a mulher
Data: dias 16 e 17 de setembro, quinta e sexta-feira
Horário: das 9h às 18h
Local: Sede da Superintendência de Direitos da Mulher, Rua Camerino 51, Centro, Rio de Janeiro – RJ.
Projeto Social: Rede de Radialistas no Enfrentamento à Violência Contra a Mulher
Realização: Criar Brasil – Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio e Superintendência de Direitos da Mulher
Apoio: Secretaria de Políticas para Mulheres
A moderna Tecnologia da Informação está ao alcance de todos. A grande rede nos conecta. O mundo globalizado existia muito antes da queda do Muro de Berlim. Sábias palavras do "Velho Guerreiro": "Quem não se comunica, se trumbica". Espalhaffatto é isso. É a tecnologia possibilitando ao internauta parar para repensar os fatos, não como a notícia se apresenta, mas nas entrelinhas dela. Aqui está o seu espaço para refletir sobre o que vemos e o que nos contam. A versão final é você quem dá.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou do que leu???? Comente!!!!!