Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Exposição de fotos na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Fotos na Cinelândia


A "Gaiola de Ouro", como é conhecida a Câmara Municipal do Rio de Janeiro, não é somente palco de embates políticos, como nós, cariocas, estamos acostumados a ver. Pelo menos não até o próximo dia 31 de março. É que foi inaugurada ontem a exposição de fotos "Contrates Urbanos" com trabalhos produzidos pela jornalista Danielle Araújo. A Curadoria é do amigo de lonnnga data, o jornalista Hélio Araújo.
O acervo faz parte do trabalho que Danielle Araujo apresenta no livro Contrastes Urbanos - A desigualdade social através da arquitetura do Rio de Janeiro, que a então estudante de jornalismo da Faculdade Pinheiro Guimarães fez para seu Trabalho de Conclusão de Curso. O resultado foi tão significativo que a Editora Multifoco vai lançar o livro em abril, com 80 páginas e 75 fotografias. Tanto a exposição quanto o livro pretendem mostrar as desigualdades sociais da cidade do Rio de Janeiro através da sua arquitetura. A cidade é cheia de contrastes, tanto arquitetônicos quanto sociais, fazendo com que enxergá-los seja uma forma diferente de entender a situação econômica da cidade. Nesse trabalho, mais do que uma pesquisa foto-jornalística-social, o objetivo da jornalista é mostrar “como a cidade fala se realmente conseguirmos enxergá-la”.
Na pesquisa e no resultado final das fotos é feito um recorte no bairro do Centro e adjacências. Esses lugares foram escolhidos porque ali são encontrados os mais diversos tipos de contrastes e, principalmente, por todo o valor histórico que eles representam para a cidade.
Bairros como o Centro, a Lapa e Santa Teresa revelam alguns dos mais belos e importantes conjuntos arquitetônicos do Rio, onde as moradias se confundem com a história da cidade, seja no nome de suas ruas como nas próprias construções, onde a arquitetura do século XIX convive com edifícios comerciais, prédios e condomínios modernos.
Esses antagonismos ocorrem também no âmbito social, onde pessoas moram em condomínios luxuosos e, do outro lado da rua, outras vivem em cortiços e favelas. Além disso, há a ligação geográfica que existe entre eles, onde o bonde de Santa Teresa, símbolo do bairro, faz o seu trajeto passando pela Lapa até o Centro, ligando assim os três bairros.   
A exposição Contrastes Urbanos tem o apoio cultural da Câmara Municipal do Rio de Janeiro; do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e da HMA Comunicações.

SERVIÇO:


Evento: Exposição Contrastes Urbanos, com fotos de Danielle Araujo
Curadoria: Hélio Araújo
Local: Câmara Municipal do Rio de Janeiro (Praça Floriano, Cinelândia, RJ).
Visitação Pública: De 18 a 31 de março de 2011
Horário: Das 9 às 20h (de segunda a sexta-feira) - Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do que leu???? Comente!!!!!