Minha lista de blogs

Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 14 de maio de 2011

Visita a Casarão Alemão em Carapebus (Serra/ES)

Um programão para esse fds

gente corre, que ainda dá tempo!!!!!!!!!!! Quem está no balneáreo de Carapebus ou nas imediações da Serra (tivória/ES) não deve perder a oportunidade. Acontece hoje e amanhã um tremendo passeio turístico cultural.
Trata-se de passeio fotográfico e visita ao "Casarão fantástico" chamado assim por conta de sua construção, repleta de particularidades únicas.
A visita acontece hoje (uma já começou as 9 horas da manha) a próxima será as 14 horas e amanhã.

INFORMAÇÕES: (27) 9827-0777



CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA: envie nome, e-mail e tel. de contato para o e-mail adsonvix@hotmail.com informando dia e horário que irá.
 
Um pouco de História
 
Fonte: Ádson Lima
 
"O imóvel foi construído na década de 50, com muito esforço e sem muitos recursos, pelos moradores da região de Carapebus, supervisionados, verbalmente, pelo excêntrico e misterioso proprietário (pelo que já apurei, a fortes indícios que sua construção foi patrocinada pelos alemães para servir de "ponto de passagem", para as autoridades nazistas e a cada dia descubro mais particularidades, incríveis, dessa fantástica história. Os trabalhadores não dispunham de planta ou qualquer outra forma de orientação para a edificação. Sua arquitetura é alemã e as particularidades existentes mexem com o imaginário das pessoas. Trata-se de uma edificação estratégica, um valhacouto, supostamente construído para abrigar fugitivos nazistas (quem sabe o próprio Menguelle não passou por aqui! Estou tentando descobrir), o casarão possui circulação interna e externa facilitada; passagem secreta para fuga, por meio de um eficiente túnel; porta chaves secreto; “portinholas” para observação de 180º; elevador com 2(dois) acessos, que permitem embarque e desembarque simultâneos em dois ambientes distintos; garagem para desembarque reservado e outra para ocultação de veículos; piso falso, para abrigar fugitivos; seu telhao era negro, para evitar visaõ e locazação aérea; possuia um "pronto socorro" (ainda em apuração), câmeras frigoríficas e outras características ainda ocultas e a serem descobertas.
Possui mais de 40 (quarenta) cômodos interligados e distribuídos em seus 4 (quatro) pavimentos (porão, térreo, primeiro andar e sótão) acessíveis por escadas e elevador.
O túnel, que liga o interior do Casarão às margens da lagoa, com dois acessos, sendo um partindo de dentro de um guarda-roupa, impressiona por sua dimensão e detalhe estratégico: um poço para deter e retardar uma perseguição.
Sua estrutura é de alvenaria e madeiras nobres, com técnica alemã contra a invasão de cupins. O telhado foi todo montado por meio de encaixes precisos e o portão principal pertencia a Casa da Moeda do Rio de Janeiro".

Tombado, mas sem conservação


"O Casarão, localizado no Balneário de Carapebus (Serra/ES), tem relevância histórica e social por essas características, que são únicas e potenciais. 

As comunidades em seu entorno desejam o tombamento ou aproveitamento do imóvel para a criação de um "Parque Social", abrigando projetos culturais e ambientais e como sede de instituições de interesses afins, tendo em vista as condições físicas favoráveis existentes no local.
A própria Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em vistoria feita em dezembro de 2009, já recomendava a preservação da área. O documento argumenta que há “forte” potencial histórico, turístico e paisagístico. E ainda diz que há um “legado imagético que o torna ainda mais diferenciado”.
Infelizmente, após essa recomendação, a construtora iniciou na ocasião a sua demolição, sendo essa embargada pela Prefeitura graças a mobilização das comunidades. Infelizmente, os telhados já tenham sido removidos e o casarão encontra-se exposto ao tempo, o que irá contribuir para a sua deterioração. Além disso, pessoas invadem o local, roubam madeira nobre e danificam o imóvel em busca de um suposto tesouro, que faz parte do imaginário local".

"O Casarão" no Youtube

http://www.youtube.com/watch?v=D4LzNJWniVE

2 comentários:

  1. Sandra. Fui no link que vocês falam. A arquitetura da construção é dos anos 30/40 e não 50.
    Como o link com o vídeo remetia a um outro link com uma matéria do jornal “A Gazeta”, a curiosidade de jornalista me fez ler. A construção é de 1937 (muito mais lógica para justificar a arquitetura e a presença de nazistas aqui no Brasil).

    JC
    P.S.: Aliás, sobre eles por aqui, vale uma olhada o (bom, mas esquecido) filme nacional “Os carrascos estão entre nós”, de 1968.

    ResponderExcluir
  2. Agradecemos a divulgação de nosso evento!
    Comunico que no próximo dia 05/06, às 9h, teremos novo evento no Casarão em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.
    Estão todos convidados!
    No Blog, mais informações e orientações para quem for conhecer o Casarão.

    Sds.
    Ádson
    http://sitiocasarao.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Gostou do que leu???? Comente!!!!!